Ferrugem Sob Controle

Desde o primeiro contato com o que restava deste VW Fusca 1955, ficou claro que o processo de resgate e preservação envolveria muitos litros de WD-40. Não apenas para destravar maçanetas e fechaduras, mas também — e principalmente — para manter a carroceria exatamente como foi encontrada, mesmo após toda a reestruturação da parte estrutural.

Essa escolha tinha um propósito muito claro: preservar a história de um carro que jamais havia sido restaurado, e que carregava, em sua lataria, marcas de mais de 60 anos de estrada.

Cresci usando WD-40 e sempre confiei no seu poder. Sabia que poderia contar com ele também na fase mais delicada: a conservação do carro após a remontagem. E tem sido assim desde então.

Mais recentemente, durante a AUTOMEC, descobri que o WD-40 agora está disponível em galão de 5 litros — uma excelente novidade que vai facilitar (e muito) a minha rotina de manutenção deste Fusca tão especial.

Etapa 1: Soltar e Preservar, WD é Só Aplicar

Em processos de restauração de veículos antigos, especialmente quando se opta por preservar componentes originais em vez de substituí-los integralmente, a recuperação de partes metálicas exige cuidados específicos.

O primeiro passo consiste na limpeza das peças com WD-40. Aplico uma camada generosa do produto, garantindo que todas as superfícies fiquem bem cobertas, e deixo agir por, no mínimo, 24 horas, permitindo que o produto penetre e atue adequadamente nas áreas comprometidas.

Após esse período de ação, utilizo escovas — preferencialmente escova dental ou escova de aço, conforme a sensibilidade da peça — para remover resíduos oxidados, ferrugem superficial e o pó típico do processo inicial de deterioração dos metais, que pode comprometer o funcionamento de peças móveis.

Com a limpeza finalizada, deixo as peças secarem completamente antes de aplicar um estabilizador de ferrugem, etapa fundamental para interromper a progressão da corrosão.

Após a remontagem, a preservação contínua desses componentes depende de uma rotina de manutenção preventiva, baseada em aplicações periódicas de WD-40, garantindo lubrificação, proteção contra a umidade e maior vida útil às peças originais.

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